Fantasmas do cânone cubano. Invisibilização de escritoras fantásticas nos anos sessenta: María Elena Llana e Esther Díaz Llanillo
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo aborda a exclusão do cânone dos escritores dos anos sessenta em Cuba
e explica, através da análise literária de 6 contos de María Elena Llana e Esther Díaz Llanillo,
a utilização do gênero fantástico para criar universos femininos nos quais as mulheres e seus
problemas na construção da própria identidade sem condicionamento social estão no centro da
reflexão. O objetivo principal é recuperar a obra dos anos sessenta destes dois escritores pioneiros do gênero fantasia em Cuba e resgatar seu conteúdo político e emancipatório, questionado
na época por uma visão androcêntrica que só via evasão e entretenimento nesses textos
Downloads
Detalhes do artigo
Citas en Dimensions Service
Referências
Alonso, M. I. (2016). Ediciones El Puente y los vacíos del canon literario cubano: dinámicas
culturales posrevolucionarias. Xalapa: Universidad Veracruzana.
Barrenechea, A. M. (2007). La literatura fantástica: función de los códigos socioculturales en
la constitución de un discurso fantástico. En J. M. (edición), Teorías hispanoamericanas
de la literatura fantástica. La Habana: Casa de las Américas.
Barrenechea, A. M. (2007). Ensayo de una tipología de la literatura fantástica (A propósito
de la literatura hispanoamericana). En J. M. Sardiñas, Teorías hispanoamericanas de la
literatura fantástica. La Habana: Casa de las Américas.
Beristáin, H. (2018). Diccionario de retórica y poética. México: Porrúa.
Capote, Z. (2000). Cuba, años sesenta. Cuentística femenina y canon literario. La Gaceta de
Cuba, 20-23.
Díaz Llanillo, E. (1999). Cuentos antes y después del sueño. La Habana: Letras Cubanas.
Golubov, N. (2012). La crítica literaria feminista. Una introducción práctica. México: Universidad Nacional Autónoma de México.
Gregori, A. (2015). La dimensión política de lo irreal: el componente ideológico en la narrativa
fantástica española y catalana. Poznán: Uniwersytet im. Adama Mickiewicza Poznaniu.
Herrero Cecilia, J. (2011); “Figuras y significaciones del mito del doble en la literatura: teorías
explicativas”. en Cédille. Revista de Estudios Franceses, 2, pp. 15-48.
Llana, M. E. (1965). La reja. La Habana: Ediciones R.
Macías, J. (2016). La sociedad civil en la Revolución cubana (1959-2012). Bilbao: Universidad
del País Vasco.
Martínez Pérez, L. (2006). Los hijos de Saturno. Intelectuales y Revolución en Cuba. México:
Porrúa.
Menton, S. (1978). La narrativa de la revolución cubana. Madrid: Nova Scholar.
Mirta Yáñez, M. B. (1996). Estatuas de sal. Cuentistas cubanas contemporáneas: panorama
crítico (1959-1995). La Habana: Ediciones UNIÓN.
Morales, A. M. (2019). El mundo es una biblioteca. Esther Díaz Llanillo y los alrededores de lo
fantástico. En M. L. (editor), Esther Díaz Llanillo: una mujer fantástica. Trujillo: Industria
Gráfica ABC SAC.
Roas, D. (2020). Fantástico femenino vs. fantástico feminista: género y transgresión de lo real.
En D. R. Massoni, Las creadoras ante lo fantástico: visiones desde la narrativa, el cine y el
cómic. Barcelona: Biblioteca Filológica Hispana, pp. 15-29.
Rodríguez, A. A. (2016). Las teorías literarias y el análisis de textos. Ciudad de México: Universidad Nacional Autónoma de México.
Sardiñas, J. M. (2010). Los personajes femeninos en la cuentística de María Elena Llana. En J.
M. Sardiñas, El cuento fantástico en Cuba y otros estudios. La Habana: Letras Cubanas, pp. 133-155.
Todorov, T. (2016). Introducción a la literatura fantástica. México, D. F.: Ediciones Coyoacán .

De Raíz Diversa por Universidad Nacional Autónoma de México se distribuye bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional.