Ñeque: Bebida Tradicional e o seu Papel no Ensino da Fermentação Alcoólica
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O ensino de química orgânica enfrenta desafios em regiões como o Caribe colombiano, onde a desconexão entre o conhecimento ancestral e os conceitos científicos leva ao desinteresse dos alunos e à perda da identidade cultural. O Ñeque, uma bebida tradicional das comunidades Zenú e Wayúu, foi criado como um recurso educacional para integrar ciência e cultura na sala de aula, promovendo a educação intercultural.
Para isso, foi elaborado um livreto educativo que ensina a fermentação alcoólica a partir do contexto do Ñeque. A pesquisa utilizou uma metodologia qualitativa baseada em análise documental, entrevistas e trabalho de campo com a comunidade Zenú em Tuchín, Córdoba, Colômbia. Os objetivos incluem caracterizar o conhecimento ancestral dos Ñeque, relacioná-lo com conceitos de química orgânica e desenvolver um recurso digital que vincule tradições culturais ao conhecimento científico.
O livreto explica a relação entre o processo de fermentação alcoólica de Pasteur e a produção do Ñeque, abordando aspectos históricos, culturais e químicos de uma perspectiva integrativa. Além disso, promove valores como identidade, respeito e tolerância, facilitando o diálogo intercultural. Este recurso é destinado a professores e comunidades indígenas interessados em preservar tradições por meio do ensino científico, fortalecendo a conexão entre patrimônio cultural e ciência, com base no lema "A ciência por trás das tradições".
Detalhes do artigo
Citas en Dimensions Service
Referências
Arévalo Velásquez, C. (2021). Determinación social del consumo de alcohol en indígenas de Colombia: Una metasíntesis cualitativa [Tesis de maestría, Universidad de los Andes]. Universidad de los Andes. https://hdl.handle.net/1992/53394
Aristizábal, A. (2018). Fortalecimiento de la identidad profesional docente mediante la interacción en una comunidad de desarrollo profesional a través del uso de la historia de la ciencia [Tesis de maestría, Universidad Distrital Francisco José de Caldas]. Universidad Distrital Francisco José de Caldas.
Aristizábal, A., y Jiménez, D. (2024). Bioquímica del sombrero vueltiao desde los diálogos interculturales. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, (55), 230–233.
Aristizábal, A., y Pérez, R. (2024). Contextos para la enseñanza de las ciencias: Patrimonio natural y cultural desde diálogos interculturales. Tecné, Episteme y Didaxis: TED.
Congreso de Colombia. (1986). Ley 30 de 1986. Por la cual se adopta el Estatuto Nacional de Estupefacientes y se dictan otras disposiciones. Diario Oficial N° 37.521. https://www.funcionpublica.gov.co
Congreso de Colombia. (1991). Ley 21 de 1991. Por medio de la cual se aprueba el “Convenio 169 sobre pueblos indígenas y tribales en países independientes”, adoptado por la 76ª reunión de la Conferencia General de la OIT. Diario Oficial N° 39.744. https://www.funcionpublica.gov.co
Congreso de Colombia. (2011). Ley 1453 de 2011. Por medio de la cual se dictan normas para mejorar la seguridad ciudadana y se fortalece la lucha contra el crimen organizado. Diario Oficial N° 48.110. https://www.funcionpublica.gov.co
Congreso de Colombia. (2016). Ley 1801 de 2016. Por la cual se amplía el Código Nacional de Policía y Convivencia. Diario Oficial N° 49.949. https://www.funcionpublica.gov.co
Constitución Política de la República de Colombia. (1991). Constitución Política de Colombia. Diario Oficial N° 114, Edición Especial. Artículos 7 y 246. http://www.secretariasenado.gov.co/index.php/constitucion-politica
González, N. (2006). La presencia del patrimonio en los currículos de historia y ciencias sociales de la enseñanza obligatoria. En El patrimonio y la didáctica de las ciencias sociales. Cuenca: AUPDCS-Universidad de Castilla-La Mancha.
Matthews, M. R. (2017). La enseñanza de la ciencia: Un enfoque desde la historia y filosofía de las ciencias. Fondo de Cultura Económica.
Mojica, L., y Molina, A. (2013). Enseñanza como puente entre conocimientos científicos escolares y conocimientos ecológicos tradicionales. MAGIS. Revista Internacional de Investigación en Educación, 6(12), Edición especial Enseñanza de las ciencias y diversidad cultural.
Pasteur, L. (1861). Experiments and new views on the nature of fermentations. Pasteur Brewing. https://www.pasteurbrewing.com/experiments-and-new-views-on-the-nature-of-fermentations/
Peffers, K., Tuunanen, T., Rothenberger, M. A., y Chatterjee, S. (2007). A design science research methodology for information systems research. Journal of Management Information Systems, 24(3), 45–78. https://doi.org/10.2753/MIS0742-1222240302 DOI: https://doi.org/10.2753/MIS0742-1222240302

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Educación Química por Universidad Nacional Autónoma de México se distribuye bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivar 4.0 Internacional.
Basada en una obra en http://www.revistas.unam.mx/index.php/req.